A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, está novamente de visita a Portugal, quase dois anos após ter passado por Lisboa para ser oradora de abertura da Web Summit, em novembro de 2022. Esta quarta-feira, a mulher de Volodymyr Zelensky encontrou-se com os autarcas de Cascais e Lisboa, Carlos Carreiras e Carlos Moedas, respetivamente, e segue-se amanhã um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Segundo um comunicado, divulgado no site da Presidência da Ucrânia, "a primeira-dama iniciou a sua visita a Portugal com a inauguração de uma estante de livros ucranianos na Biblioteca Municipal de Cascais".
"Tenho o prazer de estar aqui numa ocasião otimista - a inauguração de uma coleção de livros que irá expandir o conhecimento sobre a Ucrânia e unir os nossos países na verdade. Acredito que a cultura é mais forte do que a destruição, e nós somos mais fortes com ela", disse Olena Zelenska, citada na nota
A mulher de Volodymyr Zelensky agradeceu ainda a Carlos Carreiras pelo "apoio consistente à Ucrânia, incluindo o acolhimento de ucranianos desde o início da invasão russa em grande escala".
It was a pleasure to meet again with Mr. Carlos Carreiras, the mayor of 🇵🇹 Cascais. I thanked him for his help to Ukrainians over the past two years, his personal care of refugees, and funds for our Bucha to rebuild local schools destroyed by Russia. It is thanks to such caring… pic.twitter.com/7gxevQ6WMH
— Olena Zelenska / Олена Зеленська (@ZelenskaUA) October 23, 2024
Olena Zelenska também esteve presente na inauguração de uma placa comemorativa em Lisboa, em homenagem às vítimas do Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia. "Os nossos dois países viveram um século XX muito difícil, lutando contra ditaduras e tiranias. Atualmente, a Ucrânia é obrigada a defender-se do revanchismo e da invasão do mesmo império que organizou o Holodomor. Os bisnetos daqueles que sobreviveram à fome artificial são agora forçados a salvar as suas vidas dos mísseis russos", acrescentou.
I had an honor to unveil a memorial plaque to the victims of the Holodomor in Ukraine in 1932-1933 in Lisbon. This is another embodiment of the common values of our countries and the desire for justice. I am grateful to the City Hall of Lisbon and the whole of Portugal for… pic.twitter.com/YG5WyNYnVz
— Olena Zelenska / Олена Зеленська (@ZelenskaUA) October 23, 2024
Amanhã, de acordo com a agenda do Presidente da República, Olena Zelenska será recebida por Marcelo Rebelo de Sousa pelas 15h00 no Palácio de Belém.
A primeira-dama ucraniana, recorde-se, esteve em Portugal pela primeira vez em 2022, meses após o início da invasão russa da Ucrânia. Na altura, Olena discursou no primeiro dia da Web Summit e visitou um centro de refugiados em Cascais, onde os primeiros deslocados da Ucrânia "em estado de choque receberam um acolhimento caloroso e atencioso".
Leia Também: Países da NATO têm provas do envio de tropas-coreanas para a Rússia