S. Martinho prolonga-se com semana de sol, mas temperaturas vão descer
Semana de 11 a 17 de novembro não deverá ter precipitação. Temperaturas atingem "valores usuais ou abaixo do expectável para esta época do ano".
© ShutterStock
País IPMA
Vem aí a semana em que se celebra o verão de São Martinho e o estado do tempo parece cumprir as expectativas, com dias sem chuva e "soalheiros". Contudo, as temperaturas devem descer "progressivamente" ao longo da semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A semana entre dia 11 de novembro, Dia de São Martinho, e dia 17, "será caracterizada por um regime anticiclónico de bloqueio, em que um anticiclone localizado a noroeste da Península aí irá permanecer quase estacionário, bloqueando a passagem de sistemas frontais e promovendo uma corrente do quadrante leste", adiantou o IPMA, em comunicado.
Deste modo, "a semana não deverá ter precipitação, havendo uma probabilidade até 20% da ocorrência de aguaceiros fracos no final da semana".
"A corrente de leste irá originar dias soalheiros e teremos neblinas ou nevoeiros mais localizados e com menos expressão" do que este fim de semana.
Quanto às temperaturas, indicou o IPMA, "quer as temperaturas máximas quer temperaturas as mínimas irão progressivamente descendo ao longo da semana, ficando então com valores usuais ou abaixo do expectável para esta época do ano".
A temperatura máxima "deverá variar entre 9°C e 20°C nas regiões do interior Norte e Centro, na região sul variará entre 15°C e 24°C e nas zonas litorais teremos temperaturas máximas entre 16°C e 24°C".
Por seu turno, a temperatura mínima no território continental "deverá situar-se entre 1°C e 12°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 6°C e 13°C na região Sul, sendo que nas zonas litorais os valores deverão oscilar entre 8°C e 16°C".
Leia Também: Verão de S. Martinho cumpre-se. Sol e máximas elevadas a partir de sábado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com