O INEM adianta em comunicado que o problema no sistema informático ocorreu entre as 09h30 e as 12h00 e "não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência".
"Ainda assim, o INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender", acrescenta.
Segundo a Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a falha nos sistemas informáticos do INEM abrangeu os quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
"Os profissionais do INEM acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços", salienta em comunicado.
A Comissão de Trabalhadores agradece "a todos os profissionais das várias carreiras que se mobilizaram e demonstraram inequivocamente que os cidadãos" podem contar com eles.
O alerta para os constrangimentos no sistema informático do INEM foi dado pelo Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) e pela APROSOC -- Associação de Proteção Civil.
O INEM recorda a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa.
Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.
Leia Também: CT do INEM diz que falha no sistema informático abrangeu os quatro CODU