O município, do distrito de Leiria, foi alvo de um ataque informático, na madrugada de quarta-feira "que comprometeu os serviços municipais, nomeadamente os de atendimento ao público", divulgou a Câmara na sua página na internet.
O presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues (PSD), confirmou hoje à agência Lusa que "já estão no 'ar' o Serviço Financeiro de Pessoal, bem como os Serviços Municipalizados (SMAS)".
"Estas eram as prioridades e as maiores preocupações para garantir que os pagamentos eram rapidamente estabelecidos e que o pagamento dos trabalhadores estaria atempadamente acautelado", explicou o autarca.
A autarquia investiu "num novo servidor" para o setor financeiro e conta "até ao final da semana ter todos os serviços a funcionar anormalmente", disse o presidente.
O ataque informático foi comunicado ao Centro Nacional de Cibersegurança, à Comissão Nacional de Proteção de Dados e à Polícia Judiciária, mas ainda não são conhecidos quaisquer resultados da investigação.
À Lusa, Hermínio Rodrigues garantiu que "não houve perda de nenhuns dados", já que "havia um bom sistema de proteção e havia cópias de segurança de tudo".
A autarquia está a avaliar com a empresa responsável pelos equipamentos informáticos a necessidade de substituir outros servidores, considerando não ser ainda possível fazer o levantamento dos prejuízos causados pelo ataque informático.
Num comunicado publicado na página do município, a Câmara deu nota do "total empenho dos serviços informáticos" na realização de "todos os esforços para garantir a retoma gradual deste serviço".
Lamentando os incómodos causados por esta situação, a Câmara apela a que, para situações de caráter urgente, contactem via email - geral@cm-alcobaca.pt ou por telefone (262 580 800).
Leia Também: Carris com novo site com horários e número de passageiros em tempo real