Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), durante a manhã desta sexta-feira, numa habitação na pequena aldeia de Castanheira de Chã, no concelho de Montalegre. Apesar de estarem a viver perto de um dos homens mais procurados do país há cerca de duas semanas, os moradores não se aperceberam e viram a detenção com admiração.
"Falei duas ou três vezes com ele", contou Inês, uma vizinha, à SIC Notícias, explicando que uma das interações ocorreu quando o fugitivo "foi ao pão".
"Perguntei-lhe pelo dono da casa", lembrou. "Ainda lhe disse: 'A minha casa é ali, se precisar de alguma coisa, venha ali que a gente está pronta para ajudar'. Não pensando eu quem era a pessoa".
Fernando Ribeiro Ferreira "falou bem" à vizinha, "mas também pouco falou". "Ele falava bem para mim, era simpático, mas também pouco falou", afirmou.
Inês afirmou que "já tinha visto" as fotografias dos reclusos evadidos no início de setembro e o marido chegou a dizer-lhe que o novo vizinho "parecia um dos reclusos que anda refugiado".
"O meu homem disse 'parece um dos reclusos que anda refugiado', mas levou aquilo para a brincadeira. Nunca pensou que fosse verdadeiro", lembrou.
Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, foi recapturado em Trás-os-Montes, após um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação", sublinhou a PJ num comunicado enviado às redações.
O fugitivo tem uma "extensa carreira criminal", estando referenciado "pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada".
Entre os crimes praticados destacam-se os de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
Quando fugiu do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, Fernando Ferreira cumpria uma pena de prisão de 24 anos por 11 condenações.
Recorde-se que cinco reclusos - dois dos quais portugueses - fugiram a 7 de setembro do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.
No início de outubro, a Polícia Judiciária deteve o outro português, Fábio Loureiro, na cidade marroquina de Tânger, no âmbito da Operação Retorno.
Leia Também: Governo destaca trabalho das polícias na recaptura de evadido de Vale dos Judeus