Incêndios: Governo aprova despesa de 136 milhões de euros para meios aéreos

O Governo aprovou hoje uma despesa de 136 milhões de euros para a contratação de meios aéreos para o combate aos incêndios rurais nos próximos três anos, anunciou o ministro da Presidência.

Notícia

© Reuters

Lusa
22/11/2024 14:40 ‧ há 4 horas por Lusa

País

Incêndios

No final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, que decorreu na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, António Leitão Amaro indicou que o Governo aprovou despesa de 136 milhões de euros para permitir lançar um concurso para o dispositivo aéreo do combate a incêndios rurais.

 

O ministro da Presidência indicou que se trata dos meios previstos no lote um do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) e "alguns meios aéreos do segundo lote que eram mais urgentes".

"Dentro em breve será aprovado o restante, mas assim podemos acelerar a contratação dos meios para vários anos, um período de três anos, com vários meios de diferentes características, num total de 136 milhões de euros", afirmou.

Leitão Amaro indicou que o concurso "está preparado para arrancar" e deve ser lançado "muito brevemente" e que os meios aéreos "devem iniciar funções imediatamente logo que o concurso esteja terminado".

"O lote dois tem um valor que está em definição e apuramento, por causa disso não aprovámos hoje. Há ali uns aspetos de aprovação em que nós queremos proteger simultaneamente a segurança dos portugueses e o combate eficaz aos incêndios, e naturalmente proteger o bolso dos contribuintes", explicou.

O ministro da Presidência acrescentou que o trabalho está "muito adiantado" e que será "uma matéria de semanas".

"Muito em breve virei aqui anunciar a aprovação da despesa para o lote dois para que no próximo ano, sobretudo no verão, tenhamos os meios que o país precisa", afirmou.

Leia Também: Madeira? Proteção Civil considera que um meio aéreo é insuficiente

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas