A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) informou, esta sexta-feira, que suspendeu a atividade de 21 estabelecimentos de restauração e bebidas, em todo o país, no âmbito de uma operação de fiscalização.
Em comunicado, enviado às redações, a autoridade indicou que a operação teve como objetivo "verificar o cumprimento das regras aplicáveis à atividade de restauração e bebidas, incluindo a cozinha tradicional e do mundo, bem como às plataformas digitais de entrega de comida, assegurando a proteção dos consumidores".
No total, foram fiscalizados 305 operadores económicos, que levou à "suspensão da atividade de 21 estabelecimentos de restauração e bebidas, maioritariamente por violação dos deveres gerais das entidades exploradoras".
Foram ainda instaurados três processos-crime por géneros alimentícios avariados e fraude sobre mercadorias, além de 87 processos de contraordenação.
Entre as principais infrações, regista-se o "incumprimento dos requisitos de higiene/violação dos deveres da entidade exploradora, a inexistência ou irregularidades no sistema HACCP, a falta do Livro de Reclamações e incumprimentos na rotulagem dos géneros alimentícios", explicou a ASAE.
Na operação, foram também apreendidos 20 quilogramas de géneros alimentícios, com um valor de cerca de 2.250 euros.
A ação, que decorreu no âmbito da Campanha ‘Portugal Sempre Seguro’, foi desenvolvida sob a coordenação do Sistema de Segurança Interna.
Leia Também: ASAE, PSP e AT suspendem atividade de dois estabelecimentos em Loures