Inundações e quedas de árvores. Registadas 750 ocorrências pelo mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta segunda-feira, sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

Notícia

© Facebook/ Meteo Trás os Montes

Notícias ao Minuto
25/11/2024 08:16 ‧ 25/11/2024 por Notícias ao Minuto

País

Mau tempo

Desde a meia noite desta segunda-feira, já foram registadas 102 ocorrências devido ao mau tempo, sendo as zonas mais afetadas a Grande Lisboa e a região de Santarém. Até ao momento, já decorreram 750 ocorrências - entre as 00h00 de domingo e as 07h00 de hoje.

 

Os dados foram revelados esta manhã ao Notícias ao Minuto por fonte da Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Das 102 ocorrências, 82 foram inundações, sete quedas de árvore, nove limpezas de via, uma queda de estrutura e três movimentos de massa - não havendo registo de vítimas. 

A mesma fonte afirmou que, no total, desde 00h00 de domingo até às 7 horas desta segunda-feira já foram contabilizadas 750 ocorrências, sendo: 221 quedas de árvores, 280 inundações, 51 limpezas de via, 192 quedas de estruturas e seis movimentos de massa e que, no geral, a Grande Lisboa e a região de Coimbra foram as zonas mais afetadas. 

A Proteção Civil realçou que já foram mobilizados 2.821 operacionais e 997 meios terrestres. 

De referir ainda que duas pessoas tiveram de ser realojadas devido a inundação de habitação, no concelho de Amarante. 

No domingo, entre as 00h00 e as 24h00, já tinham sido registadas 566 ocorrências relacionadas com vento forte e chuva, também sem vítimas. A região de Coimbra foi a mais afetada.

Esta manhã, o IPMA colocou sete distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima (das 12 horas às 00h00) - Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo - por estarem previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros. 

Sete distritos do continente a amarelo (por causa da agitação marítima)

Sete distritos do continente a amarelo (por causa da agitação marítima)

Sete distritos do continente estão hoje e terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa | 06:59 - 25/11/2024

O norte e o centro de Portugal continental foram atingidos, entre domingo e hoje por uma superfície frontal fria, com vento e chuva por vezes forte e agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA referiu que a superfície frontal fria estava associada à depressão Bert (nome atribuído pelo Serviço Meteorológico da Irlanda).

[Notícia atualizada às 08h43]

Leia Também: Domingo com 566 ocorrências devido a vento forte e chuva (sem vítimas)

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas