ASAE apreende 1 milhão de carregadores e capas de telemóveis contrafeitos

A ASAE apreendeu mais de um milhão de carregadores, capas de telemóveis, bijuteria e vestuário contrafeito em armazéns de distribuição e venda por grosso nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde.

Notícia

© ASAE

Notícias ao Minuto
05/12/2024 12:23 ‧ 05/12/2024 por Notícias ao Minuto

País

Fraude

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de um milhão de artigos contrafeitos no valor estimado de meio milhão de euros, no Norte do país.

 

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ASAE revela que "desencadeou uma operação especial de prevenção criminal dirigida a armazéns de distribuição e venda por grosso de artigos de vestuário, componentes de telemóveis e artigos de marroquinaria, localizados nos concelhos de Benavente, Santo Tirso e Vila do Conde, suspeitos de comercializar artigos contrafeitos".

Durante a operação foram apreendidos mais de 1,1 milhões de artigos contrafeitos, no valor de 500 mil euros, e instaurados quatro processos-crime, "por suspeita da prática dos crimes de contrafação, venda ou ocultação de produtos e violação dos direitos exclusivos relativos a desenhos ou modelos, fraude sobre mercadorias e fraude fiscal".

Foram ainda apreendidos 46 mil euros em dinheiro, suspeitos, segundo a ASAE, de representar lucros provenientes da atividade criminosa".

Entre os produtos apreendidos estavam peças de vestuário, acessórios de moda, componentes de telemóveis, carregadores, capas de telemóvel, cabos de alimentação e artigos de marroquinaria, que estavam a ser vendidos a um preço muito semelhante ao original, "evidenciando uma clara intenção de os fazer passar por legítimos e de enganar os consumidores durante as transações comerciais".

Leia Também: GNR apreende mais de 300 artigos de vestuário contrafeitos em Olhão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas