Na altura de fazer uma mamografia? Se vive em Lisboa, pode ser gratuita

A marcação da mamografia disponibilizada pela autarquia de Lisboa e pela Fundação Champalimaud é feita através de um número de telefone. Saiba as condições para realizar este exame.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
05/12/2024 23:55 ‧ 05/12/2024 por Notícias ao Minuto

País

Cancro da mama

Em parceria com a Fundação Champalimaud, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) disponibiliza um rastreio de mamografias gratuitas para mulheres residentes em Lisboa.

 

De acordo com a informação partilhada no site da autarquia, é disponibilizado um "rastreio de mamografias gratuitas para mulheres com menos de  50 anos residentes em Lisboa".

"Os novos casos de cancro da mama entre mulheres com menos de 50 anos aumentaram significativamente nas últimas décadas. A identificação precoce de alterações da mama é fundamental para o sucesso do tratamento", apontam os responsáveis da autarquia, dando também uma explicação sobre este exame.

Há também a vertente genética e hereditária, que obrigam a "um acompanhamento mais precoce e cuidadoso quando exista um historial familiar".

Por forma a esclarecer bem tudo o que envolve este exame e como este poder ser gratuito, a CML deu conta de várias perguntas e respostas que, na totalidade, podem ser consultadas aqui - e esclarecidas as dúvidas.

Entretanto, o essencial para perceber do que se trata fica abaixo:

A quem se destina o programa?

"O rastreio destina-se a mulheres jovens entre os 40 e os 49 anos, residentes em Lisboa. Estão abrangidas também as colaboradoras do município e de empresas municipais na mesma faixa etária", escreve a autarquia.

Quais as condições?

Segundo a CML, podem realizar o exame as mulheres que não estejam grávidas e também aquelas que não tenham realizado este exame nos últimos seis meses, salvo indicação médica especial.

Com que frequência se deve realizar?

Este exame deve-se realizar de dois em dois anos e, em casos especiais, o exame pode ser realizado antes deste intervalo.

Será preciso repetir o teste?

Só no caso de a equipa médica (radiologista) necessitar de algum esclarecimento adicional.

Nas perguntas-respostas, a CML dá ainda conta de que em caso de alterações detetadas devem ser contactado o médico de família para o reencaminhamento necessário.

Onde se realiza?

O exame é realizado nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, localizados na Avenida Afonso Costa 41, em Lisboa, e deverá ser levantado no mesmo local ou, em caso de pedido, os resultados serão enviados.

O que é preciso e como se faz a marcação?

Para realizar o exame deve apenas apresentar o cartão de cidadão, por forma a confirmar a residência. "Para realizar o exame terá de responder a um conjunto de questões a assinar a declaração de consentimento informado.", explica a autarquia, dando conta de que a marcação é feita através do número 800 910 155, e a chamada é gratuita.

Para além do número poder ser usado para as marcações, podem também ser um recurso para clarificações. Em alternativa ao esclarecimento de alguma dúvida, pode ainda ser usado o e-mail rastreio.mama@cm-lisboa.pt.

Leia Também: Terá Miguel Ângelo pintado mulher com cancro da mama na Capela Sistina?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas