A semana que antecede o Natal vai ser mais molhada do que os últimos dias e tudo devido à depressão Dorothea, a quarta tempestade atlântica de grande impacto da temporada outono/inverno 2024.
Os efeitos vão começar a sentir-se já esta segunda-feira, 16 de dezembro, mas mais nos Açores e na Madeira, para onde há já avisos. Nas próximas horas prevê-se chuva em todas as ilhas açorianas, assim como vento e agitação marítima e temperaturas a chegarem aos 19ºC de máxima. Para a Madeira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um cenário muito semelhante, mas com temperaturas a chegarem aos 24ºC de máxima.
Já em Portugal Continental a semana começa fria e seca. Não há previsões de chuva para hoje e os termómetros vão chegar, no máximo, aos 17ºC (Braga, Setúbal e Faro). No Porto as temperaturas vão oscilar entre os 15ºC de máxima e os 8ºC de mínima, em Lisboa entre os 15ºC de máxima e 7ºC de mínima e em Évora aos 15ºC de máxima e 4ºC de mínima. Os distritos mais frescos hoje serão: Bragança, com 10ºC de máxima e -2 de mínima, Vila Real com 9ºC de máxima e -1ºC de mínima e Guarda com 8ºC de máxima e -1ºC de mínima.
Na terça-feira, 17 de dezembro, Dorothea continua a influenciar o tempo nos Açores, com previsões de aguaceiros, vento e agitação marítima.
Para a Madeira, o IPMA já não prevê chuva. Contudo, o Norte do país (e Faro) vão ser brindados com alguma chuva e, possivelmente, por vezes, de lama, devido à depressão Dorothea.
As temperaturas, essas, prometem subir alguns graus. Para o Porto o IPMA prevê para amanhã 19ºC de máxima e 10ºC de mínima, para Lisboa 18ºC de máxima e 10ºC de mínima, para Évora 10ºC de máxima e 6ºC de mínima e para Faro 17ºC de máxima e 12ºC de mínima. Os distritos mais frescos serão Bragança com 0ºC de mínima e 12ºC de máxima, Vila Real com 1ºC de mínima e 13ºC de máxima e Guarda 3ºC de mínima e 8ºC de máxima. Já o mais quente será Setúbal com 21ºC de máxima e 12ºC de mínima.
Na quarta-feira, 18 de dezembro, continua a chover nos Açores e Norte do país. As temperaturas vão descer ligeiramente nos Açores para 16ºC de máxima e 12ºC de mínima, enquanto na Madeira mantêm-se acima dos 20ºC de máxima.
Para o território continental o IPMA prevê 19ºC de máxima e 15ºC de mínima para o Porto, 19ºC de máxima e 14ºC de mínima para Lisboa, 18ºC de máxima e 6ºC de mínima para Évora e 18ºC de máxima e 11ºC de mínima para Faro.
Leia Também: Açores com precipitação e vento devido à depressão Dorothea