Um adolescente de 16 anos foi detido, a 29 de dezembro, depois de ter sido apanhado a conduzir um motociclo que tinha acabado de roubar - sem carta de condução nem capacete -, na freguesia de Águas Livres, na Amadora.
A detenção ocorreu depois de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) terem visto o menor “a circular sem capacete, motivo pelo qual deram ordem de paragem ao mesmo”, disse a força de segurança, num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.
O jovem colocou-se em fuga e, “após um breve seguimento, o condutor e o respetivo motociclo foram perdidos de vista”.
“Em rápida articulação com o operador do sistema CCTV da Amadora, foi possível perceber o local para onde o condutor se dirigiu, a alteração de indumentária que efetuou no sentido de ludibriar os agentes e encetar fuga, bem como o sítio onde abandonou o motociclo”, detalhou a PSP.
Ainda assim, as autoridades conseguiram intercetar o adolescente nas “artérias adjacentes”, tendo o menor admitido que não tinha habilitação legal para conduzir.
“Ao pesquisar a situação legal do motociclo, que apresentava vários danos nas carenagens e no local da ignição, visto que teria sido efetuada ligação direta para colocar o motociclo a funcionar, foi possível perceber que o mesmo tinha acabado de ser furtado”, complementou a nota.
O menor foi libertado e notificado para se apresentar no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, no dia 31 de dezembro de 2024, pelas 10h00.
Leia Também: Nove mortos nas estradas portuguesas em 6 dias (e mais de 900 acidentes)