Uma falha informática afetou, durante a manhã desta segunda-feira, o sistema de prescrição eletrónica de medicamentos, impedindo o acesso das farmácias às receitas, confirmou o Notícias ao Minuto junto do Ministério da Saúde.
Segundo avançou o Jornal de Notícias, o problema afetou o país inteiro e ocorreu com utentes com prescrições eletrónicas, por e-mail ou por SMS.
Ao Notícias ao Minuto, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) explicaram que "já estão resolvidos os constrangimentos verificados, nas últimas horas, no sistema de gestão SClínico - Cuidados de Saúde Primários e na PEM – Prescrição Eletrónica Médica".
"Deste modo, está assegurada a normalização da atividade clínica dos centros de saúde e da prescrição eletrónica de medicamentos, cuidados respiratórios domiciliários, dispositivos médicos e meios complementares de diagnóstico e terapêutica", lê-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.
Apesar da falha informática, a SPMS frisa que "a prescrição esteve sempre garantida, para utentes e profissionais, uma vez que a legislação prevê que, caso não seja possível efetuar prescrição eletrónica, possa ser realizada prescrição manual".
"A SPMS lamenta os possíveis transtornos causados pelos constrangimentos acima referidos e reafirma o seu compromisso com a qualidade da prestação de cuidados", lê-se ainda.
Leia Também: Portugueses doaram 24 mil euros para dar medicamentos a quem mais precisa