Um cidadão estrangeiro, de 27 anos, foi detido na passada sexta-feira, 3 de janeiro, pelo crime de permanência ilegal em território nacional, na ilha da Madeira.
Em comunicado, enviado esta segunda-feira às redações, a Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou que a detenção "surgiu no seguimento de uma operação especial de prevenção criminal realizada no mês de novembro do ano passado, na área do Funchal".
Na altura, o cidadão "já se encontrava em situação irregular" e foi notificado para "abandonar voluntariamente o território nacional nos termos da lei".
Foi então dado conhecimento da diligência à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), "tendo sido instruído processo para retorno ao país de origem com partida a 21 de novembro de 2024".
No entanto, a ordem de abandono não foi cumprida pelo suspeito, que acabou por ser intercetado numa nova fiscalização policial.
Após ser presente a primeiro interrogatório judicial, no sábado, o suspeito ficou sujeito à medida de coação de apresentações periódicas numa esquadra de polícia enquanto decorre o processo de extradição, instruído pela AIMA.
Leia Também: PSP detém traficante em Oeiras na posse de milhares de euros em droga