O almirante Henrique Gouveia e Melo é o favorito dos portugueses para suceder a Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais, que deverão ocorrer daqui a cerca de um ano. Os dados são de uma sondagem da Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF, JN e O JOGO, divulgada na quinta-feira.
Numa altura em que ainda não existem candidaturas apoiadas pelo Partido Socialista (PS) e pelo Partido Social Democrata (PSD), o ex-chefe do Estado-Maior da Armada aparece como favorito à frente de 18 personalidades, incluindo o muito falado Luís Marques Mendes - com quase o dobro das intenções de voto.
A sondagem era composta por quatro respostas: votaria de certeza, talvez votasse, jamais votaria, não conhece/não consegue ou não quer avaliar o candidato. Gouveia e Melo e António Guterres empataram com 28% dos inquiridos a afirmar que "votaria de certeza", mas 29% afirmou que "talvez votasse" no almirante e 26% do secretário-geral das Nações Unidas.
A completar o Top 5 está Mário Centeno (17%), Pedro Passos Coelho (23%) e António Costa (22%). A lista contém ainda nomes de personalidades apontadas como candidatas à Presidência da República, como o social-democrata Luís Marques Mendes (15%) e o socialista António José Seguro (8%).
André Ventura, que já anunciou a sua intenção de se candidatar às presidenciais, surge em 17.º lugar da lista, com 11% das pessoas a afirmar que votaria, 8% que talvez votasse e 80% que jamais votaria.
Fique a par da ordem da lista: Gouveia e Melo (28%), António Guterres (28%), Mário Centeno (17%), Passos Coelho (23%), António Costa (22%), Marques Mendes (15%), Rui Rio (13%), Durão Barroso (13%), António Vitorino (11%), Paulo Portas (12%), António José Seguro (8%), João Cotrim Figueiredo (13%), Ana Gomes (12%), Aguiar-Branco (8%), Francisco Louçã (8%), Santana Lopes (8%), André Ventura (11%), Jerónimo de Sousa (6%) e Rodrigo Saraiva (2%).
Leia Também: Belém? Seguro não decidiu, mas sondagens "animam". "Bom ponto de partida"