Portugal vai à tomada de posse de Chapo com "atitude muito construtiva"

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, disse hoje que vai à tomada de posse de Daniel Chapo como novo Presidente de Moçambique "com uma atitude muito construtiva" e que "é a representação adequada" de Portugal.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/01/2025 21:48 ‧ há 15 horas por Lusa

País

Moçambique

"Portugal vai com uma atitude muito construtiva e vai estar representado com essa atitude", salientou Paulo Rangel no programa Política com Assinatura, de Natália Carvalho, da Antena 1 sobre ida a Moçambique, ao invés do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

O governante explicou que a sua escolha "foi entendimento do Presidente da República e do primeiro-ministro", Luís Montenegro, face "às circunstâncias atuais".

"Portugal estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. Neste momento, (...) julgamos que esta é a representação adequada do Estado Português.(...) Sinceramente qualquer outro comentário seria desnecessário", observou Rangel.

Portugal vai estar representado na posse de Daniel Chapo como novo Presidente de Moçambique por Paulo Rangel, disse à Lusa fonte da Presidência da República Portuguesa.

Do

Do "inaceitável" ao "sinal errado". As reações à ida do MNE a Moçambique

Depois de ser conhecida a ida de Rangel à tomada de posse de Daniel Chapo, alguns dirigentes políticos já se pronunciaram em tom de crítica. 

Notícias ao Minuto | 19:14 - 13/01/2025

Na sexta-feira, o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que aguardava uma proposta do Governo português sobre uma eventual ida sua à posse de Daniel Chapo, possibilidade agora afastada.

A posse de Daniel Chapo como Presidente de Moçambique, cargo no qual irá suceder a Filipe Nyusi, está marcada para quarta-feira.

Leia Também: Do "inaceitável" ao "sinal errado". As reações à ida do MNE a Moçambique

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas