"Aposta forte" ou "populismo". Alexandra Leitão é (mesmo) candidata à CML

O nome de Alexandra Leitão para a autarquia lisboeta foi confirmado pelo secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos. A líder parlamentar é chamada a 'destronar' Moedas, mas há quem diga que mesmo este nome forte terá "dificuldades a ombrear" o atual presidente.

Notícia

© Rita Chantre / Global Imagens

Notícias ao Minuto
15/01/2025 08:56 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Política

Alexandra Leitão

A poucos meses das eleições autárquicas, o Partido Socialista (PS) desfez o 'suspense' com o nome que vai estar na corrida à Câmara de Lisboa (CML): Alexandra Leitão é a escolhida para 'retaliar' a última eleição, em que o social-democrata Carlos Moedas 'destronou' o socialista Fernando Medina.

 

O nome de Alexandra Leitão nesta eleição foi confirmado, na terça-feira, pelo secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

"O que procuramos num presidente de Câmara é a capacidade de concretizar e realizar - e Alexandra Leitão tem esse perfil, determinação, força e capacidade de resolução de problemas", apontou Pedro Nuno Santos, depois do ataque ao trabalho deixado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, "uma cidade onde cada vez mais é clara a incapacidade de Carlos Moedas de resolver problemas como a higiene e segurança, a mobilidade e o trânsito na cidade - e mesmo a habitação".

Aos jornalistas, Pedro Nuno garantiu reforçou que a escolha de Alexandra Leitão, atual líder parlamentar do PS, se justifica de forma "muito simples", já que sendo a capital "muito importante", está atualmente a ser "mal governada pelo Partido Social Democrata". "O Partido Socialista tinha de fazer a sua maior aposta e Alexandra Leitão é a líder parlamentar do PS - uma das figuras mais importantes do partido, depois de mim e do presidente do partido", afirmou.

Pedro Nuno confirma candidatura de Leitão a Lisboa:

Pedro Nuno confirma candidatura de Leitão a Lisboa: "Aposta forte"

A confirmação foi feita esta terça-feira à noite. "Alexandra Leitão é a escolha certa para o Partido Socialista voltar a governar a Câmara de Lisboa", sublinhou o secretário-geral do PS.

Cátia Carmo | 20:03 - 14/01/2025

Alexandra Leitão é "aposta forte", mas não seria "única"

Para o líder socialista a escolha de Alexandra leitão é um sinal da "aposta forte" que o PS está a fazer na capital, mas a escolha terá vindo depois de muita ponderação - e 'suspense'.

É que, de acordo com o Expresso, que antes de Pedro Nuno fazer o anúncio já avançava que a líder parlamentar era a escolhida, a escolha para a capital foi feita pelo secretário-geral do PS após alguns estudos de opinião e já depois da eleição para a Federação da Área Urbana de Lisboa do PS - ganha pela eurodeputada Carla Tavares na sexta-feira.

Na semana passada, recorde-se, soube-se que Pedro Nuno Santos não seria candidato à autarquia.

Alexandra Leitão será a candidata do PS à presidência da Câmara de Lisboa

Alexandra Leitão será a candidata do PS à presidência da Câmara de Lisboa

A líder parlamentar do PS será o nome escolhido por Pedro Nuno Santos para a capital nas próximas eleições autárquicas.

Notícias ao Minuto | 22:13 - 13/01/2025

Note-se ainda que o nome de Alexandra Leitão não é o primeiro a ser anunciado, dado que ainda o ano passado foi sabido que o ex-ministro da Saúde Manuel Pizarro era candidato no Porto. 

A eventual 'dança' do Parlamento para a CML por parte de Alexandra Leitão surge depois de meses de 'suspense' também, quando o secretário-geral do PS já tinha sido questionado com o nome a apresentar para a capital. Em outubro, por exemplo, numa altura em que se falava do Orçamento do Estado para 2024, falava-se também das autárquicas. Quando questionado pela CNN Portugal, em entrevista, sobre se Alexandra Leitão era um bom nome para a CML, Pedro Nuno disse que "não tinha a menor dúvida", mas deixou no 'ar' que "não era o único".

Sem acordo no OE, houve RTP, Belém e... candidatos? Que disse Pedro Nuno

Sem acordo no OE, houve RTP, Belém e... candidatos? Que disse Pedro Nuno

Pedro Nuno Santos deu uma entrevista à CNN Portugal na qual falou das negociações com o Governo em relação à proposta do OE para 2025, do plano dos media apresentado esta semana e da TAP. Para além destes temas, o líder da oposição falou também em muitos nomes - tanto para as Presidenciais como para as Autárquicas.

Teresa Banha | 20:47 - 09/10/2024

"Tem derivado para o populismo"

O nome já era esperado pelo geral, mas na terça-feira à noite ainda houve tempo para o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, deixar críticas à escolha. Segundo defendeu, Alexandra leitão "tem derivado para o populismo" e, qualquer que fosse o candidato teria "dificuldades em ombrear" com Carlos Moedas nesta corrida.

"Mesmo Alexandra Leitão. Até porque, sendo uma pessoa de reconhecido mérito e uma interveniente ativa e que até aprecio a sua combatividade, infelizmente, tem derivado para o populismo nas suas últimas intervenções, nestas questões da segurança, nos ataques radicais que faz ao PSD. Portanto, tem revelado, realmente, uma inclinação para a Esquerda e para um populismo de Esquerda que não a vai favorecer nessa candidatura", justificou, em entrevista à SIC Notícias, dizendo ainda que é "preciso ver" se a socialista revela uma "postura mais moderada".

Leia Também: Alexandra Leitão na corrida à Câmara de Lisboa? "Vamos aguardar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas