Se prevê sair de casa esta terça-feira, 21 de janeiro, tenha atenção. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva intensa, acompanhada ocasionalmente de granizo e trovoada, nas regiões do centro e sul e no litoral norte.
Não é por isso de estranhar que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tenha colocado quase todo o território continental em alerta amarelo, assim como o Grupo Central e Oriental dos Açores e algumas zonas da Madeira.
Já Beja e Faro, para onde se prevê-se ainda mais mau tempo, estão a laranja. Apenas Vila Real, Bragança, Guarda e o Grupo Ocidental dos Açores parecem escapar hoje ao mau tempo.
As temperaturas essas estarão amenas para esta altura do ano. A Guarda será o distrito mais fresco, com 9ºC de máxima e 7ºC de mínima, mas hoje vários distritos poderão aproximarem-se dos 20ºC. O Porto, por exemplo, de acordo com o IPMA, vai registar 18ºC de máxima e 13ºC de mínima. Já Lisboa deverá chegar aos 17ºC de máxima e 13ºC de mínima, Évora aos 17ºC de máxima e 12ºC de mínima e Faro aos 18ºC de máxima e 15ºC de mínima.
Nos Açores os termómetros deve variar entre os 17ºC e os 12ºC e na Madeira, para onde também se prevê trovoada, entre os 20ºC de os 16ºC.
Para amanhã, quarta-feira, dia 22 de janeiro, os meteorologistas preveem um cenário semelhante. Uma das poucas diferenças a registar é que os distritos que estavam em alerta laranja passam a amarelo e os Açores e a Madeira a verde.
A chuva continuará a ser intensa, com a possibilidade de trovoadas em algumas zonas do país, como é o caso de Faro, e as temperaturas continuam amenas, a chegar perto dos 20ºC em algumas regiões e as máximas a não baixarem mais do que 10ºC (e apenas na Guarda).
O tempo melhora, de uma forma geral, na quinta-feira, 23 de janeiro, prevendo o IPMA chuva apenas para alguns (poucos) distritos.
Leia Também: Proteção Civil decreta alerta laranja para cinco distritos devido à chuva