Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativas à situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, o vento será "por vezes forte" entre o final do dia de hoje e a manhã de quinta-feira e a visibilidade será "boa a moderada"
Na costa norte, as ondas podem chegar aos cinco metros, enquanto na zona sul da ilha não devem ultrapassar os três metros e meio.
Os avisos de vento e agitação fortes para o arquipélago da Madeira estavam em vigor até as 06:00 de quinta-feira.
"Recomenda-se a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras", reitera a capitania.
A autoridade regional aconselha o reforço na amarração, e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e a não praticar a atividade da pesca lúdica.
Está também em vigor um aviso de mau tempo, classificado como sendo de "sinal 6", o que representa que o vento vai soprar entre os 51 os 62 quilómetros por hora de qualquer direção.
O movimento no Aeroporto Internacional da Madeira voltou hoje à normalidade depois de ter estado condicionado na segunda-feira e na terça-feira, com dezenas de aviões a divergirem e a serem cancelados.
Leia Também: Mau tempo. Capitania do Funchal volta a prolongar avisos até quinta-feira