Cardiologista João Borges Rosa vence prémio de investigação clínica

O cardiologista João Borges Rosa é o vencedor da primeira edição do Prémio de Investigação Clínica da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), informou hoje a instituição.

Notícia

© iStock

Lusa
24/01/2025 13:36 ‧ há 7 horas por Lusa

País

Saúde

João Borges Rosa, que trabalha na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, foi premiado enquanto autor de uma investigação intitulada "Imagem molecular de fibrose miocárdica: estudo-piloto com 68Ga-FAPI PET/CT em doentes com insuficiência cardíaca".

 

O médico do Serviço de Cardiologia do ex-Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), cujo trabalho foi selecionado entre 18 projetos apresentados ao concurso, recebeu um prémio pecuário no valor de 12.500 euros.

"Este prémio representa um grande impulso para o projeto que eu e a minha equipa desenvolvemos no Serviço de Cardiologia da ULS de Coimbra", afirmou João Borges Rosa, de 31 anos.

O especialista lembrou que, atualmente, a insuficiência cardíaca afeta cerca de 10% das pessoas com mais de 70 anos.

"Continua a haver margem para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e diminuir a mortalidade", acrescentou.

O prémio visa "estimular e valorizar a atividade científica dos médicos" inscritos na Secção Regional da Ordem dos Médicos, "em particular os que se encontrem nas fases iniciais da carreira médica".

Em comunicado enviado à agência Lusa, a organização indicou que galardão será atribuído de dois em dois anos, constituindo "um importante marco da Ordem dos Médicos do Centro que, com esta iniciativa, junta as escolas médicas da região e institutos de ciências médicas no apoio à investigação e ao desenvolvimento da Medicina em Portugal.

A cerimónia incluiu uma conferência sobre a necessidade de "uma abordagem integrativa" na investigação médica, proferida pelo professor Ramon Juanatey, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital Clínico Universitário de Santiago de Compostela, em Espanha, tendo cabido a moderação ao professor universitário Lino Gonçalves, diretor do Serviço de Cardiologia da ULS de Coimbra.

O Prémio de Investigação da SRCOM foi lançado ao abrigo de uma parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS) e o Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior (UBI).

Na sessão, intervieram ainda o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, o coordenador do Gabinete de Investigação e Divulgação Científica da SRCOM, Miguel Castelo-Branco, e o presidente do Departamento de Ciências Médicas da UBI, Miguel Castelo-Branco de Sousa.

Leia Também: OMS revê prioridades para cortar custos face a abandono dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas