Má visibilidade impede meios aéreos em buscas de corpo na Póvoa de Varzim

A visibilidade "bastante reduzida" está a impedir a participação de meios aéreos nas buscas para encontrar o corpo do homem avistado no domingo a flutuar na praia da Salgueira, na Póvoa de Varzim, no distrito no Porto.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
27/01/2025 12:14 ‧ ontem por Lusa

País

Póvoa de Varzim

Em declarações aos jornalistas, no local das buscas, a capitão do Porto da Póvoa de Varzim, Mónica Martins, explicou que as buscas recomeçaram esta manhã, pelas 08h30, e que tiveram "a colaboração do helicóptero da Força Aérea Portuguesa", mas que essa colaboração foi, "infelizmente, só durante 10 minutos, porque as condições de visibilidade reduziram bastante".

 

"Conto com o helicóptero para mais tarde, estamos a avaliar as condições meteorológicas", apontou aquela responsável.

A capitão do Porto da Póvoa de Varzim adiantou ainda que "a área de buscas foi alargada para o município de Vila do Conde" e que, atualmente, "vai desde a praia do Fragosinho até à foz do rio Ave".

Questionada sobre como é delimitada a área de busca, Mónica Martins explicou que "o cálculo da área de busca é feito através dos cálculos de deriva feitos pelo Instituto Hidrográfico".

"Desde de ontem [domingo] que tudo aponta para que [o corpo] venha dar à costa, porque quer o vento, quer a agitação marítima, estão a empurrar para terra", disse.

A capitão salientou ainda que as buscas por mar também estão dificultadas por causa do mau tempo: "Estamos em aviso laranja por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para a agitação marítima e a partir das 12:00 em aviso vermelho", referiu.

Sobre uma possível identificação do corpo, Mónica Martins adiantou que, no domingo, foi dado como desaparecido um homem de 62 anos: "A polícia Marítima encontra-se a diligenciar com os familiares dessa pessoa para ver se conseguimos algum tipo de relacionamento".

No terreno, a participar na operação de busca em curso, estão os bombeiros da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, a proteção civil, a Polícia Marítima, a PSP e a Associação de Nadadores-Salvadores 'Os Golfinhos'.

Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima, devido aos efeitos da depressão Hermínia, segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, a partir das 12h00 e até às 09h00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a oito metros de altura, podendo atingir 14 metros.

Devido ao estado do mar, as barras marítimas de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Vila do Conde, Póvoa do Varzim e portinho da Ericeira e Horta (Açores) estão fechadas à navegação, segundo a Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa.

Leia Também: Retomadas buscas para recuperar corpo na praia Verde da Póvoa de Varzim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas