Um homem, de 27 anos, foi detido por tentar atropelar polícias que estavam de serviço numa operação de fiscalização na Avenida de Ceuta, em Lisboa, na manhã do dia 1 de fevereiro, informa a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações.
O suspeito seguia num veículo, pelas 07h39, quando "desobedeceu a ordem de paragem legal e legítima efetuada por agente de autoridade" que estava em serviço e decidiu conduzir o carro "na direção dos polícias com a clara intenção de os abalroar, no intuito de se eximir à fiscalização e colocando-se em fuga, pondo em risco a integridade física de todos os presentes no local".
Na sequência da fuga, dois agentes da Esquadra de Motociclistas seguiram o veículo "com a devida distância de segurança tendo verificado que, além de desrespeitar a sinalização semafórica de cor vermelha, colocando em perigo os condutores que circulavam na mesma artéria, circulou pelo separador central da avenida por a mesma se encontrar em obras junto à ETAR, quase entrando em despiste", pode ler-se na nota.
As autoridades procederam à verificação da matrícula, a qual informaram à Central Rádio, e constataram que o veículo "constava para apreender por furto" desde 24 de janeiro.
No final da Avenida de Ceuta, o condutor saiu no acesso à Avenida Calouste Gulbenkian, tendo depois acedido para a Calçada da Estação, no acesso para a Estação de Campolide, no entanto, embateu com o carro num "pilarete delimitador da faixa de rodagem", acabou por abandonar o veículo e "encetou fuga apeada para o interior da estação de Caminhos de Ferro de Campolide". Durante a ação, o suspeito abandonou dois outros passageiros que seguiam consigo no carro.
Os elementos da PSP decidiram proceder o seguimento de forma apeada, tendo o suspeito acedido à linha de caminho de ferro e seguido na mesma na direção de Benfica. Através de nova comunicação com a Central Rádio, a REFER foi informada de que existiam pessoas na linha, para que os maquinistas das composições ferroviárias que se encontravam em circulação "tomassem as devidas precauções e tentassem visualizar o indivíduo em fuga".
Com o auxílio do CCTV da REFER, a PSP confirmou a localização do homem que prosseguiu a fuga "saltando um vão de escadas para o piso inferior da estação onde, ao saltar sobre os pórticos de acesso dos passageiros, partiu o vidro de uma das portas, continuando em fuga para a artéria adjacente à estação", refere o mesmo comunicado.
Finalmente, o suspeito foi intercetado na Rua José Augusto Seabra onde "manteve a postura não colaborante" e a PSP teve de "recorrer ao uso da força estritamente necessária no sentido de fazer cessar a resistência do suspeito e proceder à sua algemagem".
O homem foi detido e encaminhado para a Divisão de Trânsito onde se verificou que tinha diligências pendentes e foi contactada a Polícia Judiciária verificando-se um pedido de paradeiro e solicitação para constituição de arguido.
Para além disso, o suspeito tinha já sido anteriormente detido - oito vezes pelo crime de condução sem habilitação legal, uma vez pelo crime de tráfico de estupefacientes, duas vezes por crimes de violência doméstica, duas vezes por crimes de ofensa à integridade física e uma vez pelo crime de furto de catalisadores.
O detido recolheu às celas de detenção do COMETLIS e, após ser presente em 1.º interrogatório, foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações semanais.
Leia Também: PSP do Seixal deteve mulher suspeita de roubos e posse de arma proibida