O argentino Rodolfo André Lohrmann, conhecido como 'El Ruso' e o britânico Mark Cameron Roscaleer, os últimos reclusos em fuga de Vale de Judeus, tinham começado a cometer crimes em Espanha quando foram detidos, na quinta-feira, em Alicante.
Esta informação foi adiantada pela Polícia Nacional espanhola, segundo cita a publicação El País.
Foi a 28 de janeiro que as autoridades tiveram conhecimento de que ambos poderiam estar algures ao longo da costa mediterrânica, entre as províncias de Alicante e Málaga, e, nessa altura, já se suspeitava que ambos estariam envolvidos em diferentes atividades criminosas na zona de Levante e, em particular, num possível assalto.
"Estavam a agir por conta própria, de forma autónoma", disse um alto responsável da polícia ao diário espanhol.
Dias depois, as suspeitas foram confirmadas após a apresentação de uma queixa por uma pessoa na esquadra da polícia de Lorca (Múrcia), que os identificou como os indivíduos que o tinham ameaçado de morte. Foi graças a este testemunho que os agentes da Secção de Localização de Fugitivos da Polícia Nacional de Espanha conseguiram identificar o veículo em que os suspeitos viajavam.
A investigação policial espanhola está agora a tentar determinar os possíveis crimes cometidos pelos dois homens em Espanha e se, para além do assalto que lhes foi atribuído, poderão ter estado envolvidos noutros crimes.
Recorde-se que ambos estavam em fuga desde setembro de 2024, quando se evadiram da cadeia de Vale de Judeus, junto com outros três reclusos, já recapturados.
Fábio Loureiro, português de 33 anos, foi recapturado em 7 de outubro de 2024 em Tânger, Marrocos, e aguarda extradição para Portugal.
Um mês mais tarde, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos e também português, foi detido numa casa numa pequena localidade do concelho de Montalegre.
Em 10 de dezembro, o georgiano Shergili Farjiani, de 40 anos, foi recapturado em Itália.
Quando fugiram, os cinco reclusos cumpriam penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento, entre outros crimes.
Leia Também: Era neste Porsche que os reclusos de Vale de Judeus estavam em fuga