Fonte do Comando Territorial de Beja da GNR indicou à agência Lusa que a estrada foi reaberta ao trânsito, nos dois sentidos, na zona do acidente, junto ao Monte de Fonte dos Frades, às 20h45, após trabalhos de remoção dos veículos e limpeza da via.
Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo, a EN260, tinha sido cortada nos dois sentidos, após uma colisão rodoviária entre um veículo ligeiro de passageiros e dois pesados de mercadorias, cujo alerta foi dado às 15h22.
Fonte da GNR indicou à Lusa que as duas vítimas são do sexo masculino, sem precisar as idades.
A circulação rodoviária estava a "ser feita por uma estrada paralela" à EN260, adiantou a fonte da Guarda.
As duas vítimas eram ocupantes do veículo ligeiro de passageiros que colidiu com os dois pesados de mercadorias, segundo a fonte do comando sub-regional.
"Inicialmente, pensou-se que era uma colisão entre um ligeiro e um pesado, mas depois verificou-se que foi o ligeiro que embateu na traseira do primeiro pesado de mercadorias e, a seguir, colidiu frontalmente com o outro pesado, da mesma empresa do primeiro", explicou a fonte.
O ferido grave, "após avaliação do médico no local do acidente, foi transportado para o hospital de Beja para ser estabilizado", tendo sido depois helitransportado para um hospital de Lisboa, acrescentou.
"O médico considerou que fazia sentido helitransportá-lo, mas primeiro precisava de ser estabilizado em meio hospitalar", disse ainda.
Já a vítima mortal foi levada para os serviços de medicina legal da mesma unidade hospitalar.
A colisão entre as três viaturas aconteceu num troço da EN260 entre o Centro de Formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional e a localidade de Baleizão.
Para o local foram mobilizados 24 operacionais, apoiados por sete veículos, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica, com a viatura médica de emergência e reanimação (VMER).
Também um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica foi acionado para o sinistro.
Leia Também: Um morto e um ferido grave na colisão na EN260 no concelho de Beja