Na mesma cerimónia o Presidente condecorou postumamente Pedro Jorge de Canha Sobral, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, que foi recebido por Patrícia Vaz Vilar, viúva do homenageado.
Numa cerimónia separada, Marcelo condecorou o ex-futebolista António Simões, antigo jogador do Benfica e da seleção nacional, com a ordem de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Também distinguidos foram o professor Pedro Araújo de Santa-Clara Gomes, com a ordem de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública, o Cónego António Júlio da Silva Cartageno,com a ordem de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e o Presidente do Grémio Literário, António Teixeira Pinto-Marques, com a ordem de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
O Maestro César Batalha, também foi homenageado a título póstumo, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, tendo recebido as insígnias, Ema Batalha, viúva do condecorado.
Maria Antónia Palla, escritora e primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Direção do Sindicato dos Jornalistas, em 1979, já tinha sido distinguida em 2004 com o grau de comendadora da Ordem da Liberdade com o grau de comendadora da Ordem da Liberdade.
Foi também uma das fundadoras da Liga dos Direitos das Mulheres e da Biblioteca Feminista Ana de Castro Osório e é mãe do Presidente do Conselho Europeu e antigo primeiro-ministro, António Costa.
Leia Também: Marcelo condecora Coração Delta pelo "trabalho de solidariedade"