Governo aprova novas regras para os produtos cosméticos

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que estabelece novas regras para os produtos cosméticos, incluindo informações obrigatórias que devem constar da rotulagem dos produtos, estando também previsto um sistema de notificação de efeitos indesejáveis.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
13/02/2025 23:57 ‧ há 5 dias por Lusa

País

Governo

O decreto-lei foi aprovado na sequência da proposta da lei de autorização legislativa aprovada na Assembleia da República e executa um regulamento da União Europeia, adianta o Conselho de Ministros em comunicado.

 

As novas regras para os produtos cosméticos determinam os requisitos que os operadores económicos do setor devem seguir, incluindo as informações obrigatórias que devem constar da rotulagem dos produtos cosméticos e no ficheiro de informações sobre o produto.

"O diploma regula também a rotulagem de cosméticos vendidos a granel ou embalados no local de venda, garantindo a transparência e segurança para os consumidores", refere o Conselho de Ministros.

Segundo o comunicado, está ainda previsto um sistema de notificação de efeitos indesejáveis permitindo que profissionais de saúde, outros profissionais que utilizam cosméticos ou consumidores possam relatar reações adversas.

Além disso, o regime inclui sanções para as entidades que não cumpram o regulamento e a possibilidade da adoção de medidas cautelares para proteger a saúde pública, prevenindo ou eliminando riscos associados aos produtos cosméticos.

Leia Também: Infarmed manda retirar do mercado vários cosméticos por terem canabidiol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas