Henrique Pereira, natural de Guimarães, quer ser o primeiro português a percorrer a Europa a pé. A viagem começou há mais de 500 dias e, após mais de sete mil percorridos, o aventureiro teve uma pequena ajuda da Guarda Nacional Republicana (GNR), no Kosovo.
O homem de 32 anos partiu de Silvares, Guimarães, a 5 de outubro com um objetivo: "Ser o primeiro português a percorrer 40 países europeus, visitar 65 cidades e caminhar 26.000kms".
Henrique, conhecido como Riicky Odissey nas redes sociais, onde partilha a sua aventura, encontra-se atualmente em Pristina, na capital do Kosovo, e foi aí que se encontrou com militares da GNR.
"Os nossos militares projetados na missão EULEX Kosovo encontram-se com ele e tiveram a oportunidade de o conhecer, de conversar e de contribuir com alguns bens essenciais para continuar a sua jornada", contou a GNR nas redes sociais.
"Boa viagem! Onde estivermos, garantimos a tua segurança... e a de todos!", acrescentou a autoridade.
Numa imagem, divulgada nas histórias da rede social Instagram, é possível ver que a GNR forneceu algumas vitaminas, barritas de cereais e medicamentos.
Após 16 meses em viagem, Henrique já pisou 16 países: Portugal, Espanha, França, Mónaco, Itália, San Marino, Eslovénia, Croácia, Hungria, Áustria, Eslováquia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Albânia e Kosovo.
Em entrevista ao Notícias ao Minuto, no passado mês de julho, Henrique contou que o planeamento da viagem começou dois anos antes do início. Para tal, começou a "estudar os países por onde ia passar, a estudar as coisas todas que devia aprender do que poderia acontecer na viagem", de forma a "estar ciente" de tudo o que poderia vir a enfrentar. Depois despediu-se "da empresa onde estava".
Desde então, já enfrentou dias de sol, chuva e até neve. Alimenta-se sobretudo de comida já pronta nos supermercados e noodles porque "é mais simples, mais instantâneo e mais rápido".
Para o homem "viajar é a melhor coisa do mundo" e esta experiência é também uma oportunidade para "aprender". "Uma pessoa nesta viagem também aprende muito sobre si mesmo, aprende a valorizar o tempo sozinho. Conhece-se e conhece outras pessoas e outras culturas. É um aprendizado para a vida", referiu ao Notícias ao Minuto.
Leia Também: GNR apreende 120 quilos de pescado congelado na ilha Terceira