Macron afirma que a Europa terá de responder aos EUA caso apliquem taxas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje que se os EUA vieram a aplicar taxas alfandegárias aos produtos europeus a Europa terá de responder porque "não pode ser fraca".

Notícia

© MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Lusa
28/02/2025 15:01 ‧ há 4 horas por Lusa

País

Macron

"Se no início de abril, como foi anunciado, forem impostas tarifas aos produtos europeus, os europeus terão de responder, não temos de ser fracos face a estas medidas", disse o chefe do Estado francês em conferência de imprensa na Câmara Municipal do Porto, que visitou esta manhã.

 

Acompanhado pelo primeiro-ministro português, Luís Montenegro, Macron, que respondia a perguntas dos jornalistas, referiu que o que é preciso é, nas próximas semanas, convencer as pessoas de que a decisão norte-americana não é uma boa decisão.

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os produtos europeus estarão em breve sujeitos a taxas alfandegárias de 25%.

"Tomámos a decisão e anunciá-la-emos em breve: será de 25%", garantiu Trump, no final da primeira reunião do seu Governo na Casa Branca, acrescentando que a mesma percentagem de tarifas será aplicada aos produtos canadianos e mexicanos, a partir de 02 de abril.

Para Emmanuel Macron, os direitos aduaneiros são maus para todos porque são inflacionistas e, por isso, os Estados Unidos não têm nada a ganhar com eles.

"Além disso, não são a forma correta de corrigir um desequilíbrio comercial", entendeu.

Na opinião de Macron, com a qual Montenegro anuiu, os EUA estão a pensar avançar com a aplicação destas taxas numa altura em que os europeus estão a voltar a investir em esforços de defesa, o que é "um erro de oportunidade".

Na sala onde decorreu a conferência de imprensa estavam presentes, para além da comitiva francesa, os ministros portugueses da Administração Interna, dos Assuntos Parlamentares, da Defesa Nacional, da Justiça e dos Negócios Estrangeiros.

Leia Também: Primeiro-ministro saúda esforço de Macron para processo de paz na Ucrânia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas