O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avisou que este "Carnaval não será bom para os desfiles" por causa da chuva, neve e descida das temperaturas que se vão sentir este fim de semana, um pouco por todo o país, e prolongar até terça-feira, o que levou também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir avisos e medidas preventivas.
Alertando para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, a Proteção Civil aconselha a que se garanta a "desobstrução dos sistemas de escoamento" e se retirem objetos que possam ser "arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas".
Outro dos avisos vai para a instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos, derrocadas e outros problemas, motivados pela infiltração da água, assim como piso rodoviário escorregadio devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo ou neve.
Nesses casos, a ANEPC pede "especial cuidado" na circulação junto a áreas com árvores, prestando especial atenção à "possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte".
As situações de chuva e de vento forte podem proporcionar também o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou o desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, causando acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.
A quem for conduzir, a Proteção Civil aconselha a que assegurem o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas e, no caso dos veículos elétricos, que seja verificada a carga da bateria e analisada a existência de postos de carregamento no seu itinerário.
Os condutores devem verificar também o bom funcionamento dos sistemas de aquecimento dos veículos antes de iniciar viagens e munirem-se de água, alimentos e medicamentos (dependendo do estado de saúde dos ocupantes), em caso de obrigação de paragem por períodos prolongados.
Leia Também: Chuva, frio e até neve! "Carnaval não será bom para os desfiles"