Depois de em março ter sido noticiado que Washington estava a pensar encerrar o consulado dos Estados Unidos em Ponta Delgada, nos Açores, a ideia é agora reforçada pela existência de documentos a que o New York Times teve acesso.
Segundo avança a publicação norte-americana após consultar um memorando do Departamento de Estado dos EUA, é sugerido que o consulado em causa seja encerrado, juntamente com edifícios diplomáticos noutros países.
A publicação dá conta de que a administração Trump planeia fechar dez embaixadas e 17 consulados, assim como reduzir os funcionários de outras missões diplomáticas.
Após contacto do Notícias ao Minuto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), que já tinha sido questionado sobre o assunto em março, mantém que "não tem conhecimento de qualquer decisão formal sobre esta matéria." A mesma fonte da diplomacia portuguesa indicou que, tal como "outras que a antecederam", a administração atual analisou "as embaixadas e consulados que têm espalhados pelo mundo" e que não teria sido tomado uma decisão em relação a Portugal.
"Assim, quaisquer notícias sobre o assunto são apenas especulação", acrescentou a mesma fonte, no início da março.
Na altura em que este possível encerrar de portas foi noticiado, o New York Times avançava que as missões diplomáticas 'na mira' deveriam encerrar já este verão. Agora, a imprensa escreve que os cortes estão de acordo com os planos de Donald Trump para reduzir a despesa federal em todo o governo norte-americano.
Na Europa, e segundo esta nota informativa consultada pela publicação, a administração Trump pretende ainda encerrar portas às embaixadas no Luxemburgo e Malta.
Leia Também: Governo português nega decisão de encerrar consulado em Ponta Delgada