SJ diz ser "inaceitável" julgamento de grávida da Murtosa à porta fechada

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje "inaceitável" a decisão do Tribunal de Aveiro de conduzir o julgamento à porta fechada do homem acusado do homicídio de uma mulher grávida na Murtosa.

Notícia

© Getty Images

Lusa
16/04/2025 12:53 ‧ há 3 dias por Lusa

País

Sindicato dos Jornalistas

De acordo com o comunicado publicado hoje, o SJ considera "ofensivo e grave que um tribunal feche a porta aos jornalistas [...] é inaceitável que um tribunal pretenda selecionar a informação a disponibilizar aos cidadãos".

 

"O comunicado enviado aos jornalistas pelo Tribunal Judicial da Comarca de Aveiro é uma afronta à liberdade de imprensa e ao direito à informação, consagrados na Constituição da República Portuguesa", lê-se em comunicado.

O sindicato aponta que "esta atuação tem como efeito controlar a informação" o que pode contribuir para a "desconfiança dos cidadãos" relativamente à "sentença que vier a ser proferida" e até mesmo dos "próprios tribunais".

"Podemos esperar processos por desobediência aos jornalistas que quiserem cumprir com o seu dever de profissão que é um direito coletivo consagrado na Constituição", questionou o SJ, em comunicado.

O julgamento com tribunal de júri do homem acusado do homicídio de uma mulher grávida na Murtosa, que está agendado para 19 de maio, no Tribunal de Aveiro, vai decorrer à porta fechada, informou na terça-feira fonte judicial.

Segundo um comunicado de terça-feira do juiz presidente da Comarca de Aveiro, a juíza titular do processo determinou a exclusão da publicidade da audiência de julgamento e demais atos processuais, o que quer dizer que apenas podem assistir "as pessoas que nele tiverem de intervir, bem como outras que o juiz admitir por razões atendíveis".

Leia Também: Julgamento de homicídio de grávida da Murtosa decorrerá à porta fechada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas