O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho e o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, são esperados na cerimónia agendada para as 18:30, no dia em que também se assinala o Dia Nacional da Água.
"A Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos foi alvo de uma intervenção que teve como objetivo garantir um plano completo de acessibilidades, modernização e atualização do espaço musealizado", refere um comunicado da EPAL.
A requalificação do espaço contemplou, ainda, a construção de uma exposição permanente, a partir da qual, segundo a EPAL, "é agora possível entender a relação existente entre os cinco espaços que constituem o Museu da Água e conhecer o tema da água no seu todo: história, ciência, tecnologia e sensibilização ambiental".
A exposição permanente do Museu da Água, o único galardoado com o Prémio do Conselho da Europa, divide-se em quatro temas centrais que abordam a água nas suas múltiplas formas e ligações: A Água no planeta Terra, História do Abastecimento de Água, Água: Ciência e Tecnologia e Água: Educação e Sensibilização Ambiental.
O Museu da Água, tutelado pela Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) é composto por quatro espaços dispersos por Lisboa, todos eles constituídos por edifícios relacionados com o abastecimento da água à cidade, datados dos séculos XVIII e XIX: o Aqueduto das Águas Livres, o Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, o Reservatório da Patriarcal e a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
JGS // JLG
Noticias Ao Minuto/Lusa