No dia 20 de março, no mesmo dia em que se regista o equinócio da primavera, a Europa vai poder assistir ao eclipse do Sol.
Os melhores locais para ver este fenómeno natural serão no extremo Norte do Oceano Atlântico, nas ilhas Faroé, Svalbard e na região Ártica. A nível nacional, será possível ver em todo o território parcialmente, mas as ilhas do Corvo e das Flores, nos Açores, estão entre os melhores sítios para a observação.
Nestes locais, 77% do Sol ficará coberto pela lua e a, segundo o Diário de Notícias, a percentagem diminui à medida que descemos de latitude. Em Lisboa, por exemplo, a sombra da Lua vai cobrir 73% da superfície do Sol.
Este eclipse vai durar no máximo duas horas e terá início às 8h00. O Observatório Astronómico de Lisboa recorda que a observação do Sol pode ser perigosa e explica que "é obrigatório o uso de filtros solares e fazer a observação por tempos curtos".
Em Portugal, o último eclipse visível foi no ano de 1999 e foi muito semelhante em termos de percentagem do Sol coberta.