Segundo fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda, o suspeito foi detido na segunda-feira, na localidade de Santa Eufémia, naquele concelho do distrito da Guarda, por elementos do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, durante uma busca domiciliária realizada no âmbito de um processo de investigação.
Na ação, a GNR apreendeu 52 velas de gelamonite, com um peso total de cerca de 3,5 quilos, 45 detonadores, 27 pedaços de cordão detonante lento, 16 pedaços de cordão detonante rápido e dois foguetes.
A fonte da GNR adiantou hoje à agência Lusa que o homem guardava os explosivos numa zona de arrumos da sua residência.
Os materiais apreendidos foram retirados do local por elementos da Equipa de Inativação de Engenhos Explosivos do Comando Territorial da Guarda.
"Alegadamente [o suspeito], utilizava os materiais explosivos para proceder à abertura de poços", disse a fonte, adiantando que o homem, desempregado da construção civil, frequentava atualmente um programa de ocupação temporária de desempregados.
A GNR está a investigar a origem dos explosivos, admitindo a possibilidade de os mesmos terem sido furtados pelo detido que hoje vai ser presente ao tribunal de Pinhel para primeiro interrogatório e aplicação de eventual medida de coação.