Este domingo, por volta das 14h30, um grupo de homens armados assaltou, em plena luz do dia, uma carrinha de valores em Lourel, Sintra, tendo morto a tiro um homem de 50 anos quando tentavam fugir. O caso foi entregue à Polícia Judiciária e o gang, até esta altura, ainda não foi localizado pelas autoridades.
A Associação Sócio – Profissional Independente da Guarda (ASPIG) enviou um comunicado onde “lamenta a morte de mais um cidadão às mãos de um grupo de assaltantes” e indicou que o grupo “usava uma viatura sendo que nos vidros desta estavam afixadas peliculas coloridas”.
Ressalvando que “embora a lei permita a possibilidade de afixação de películas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias”, a ASPIG considera que a sua colocação “pode acarretar graves riscos para a integridade física e/ou vida dos militares da Guarda aquando da abordagem dos ocupantes das viaturas, equipadas com tais dispositivos”.
“Tais películas, muitas vezes em desconformidade com a lei, dificultam, em muito, uma adequada identificação dos ocupantes e seus ‘movimentos’, no interior dessas viaturas”, acrescenta a associação.
Assim sendo, a ASPIG pede que se altere a legislação em vigor de modo a “proibir quaisquer tipos de peliculas coloridas nos vidros das janelas dos automóveis que não sejam prioritários (polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público)”.