Os alunos dos colégios privados têm vindo a participar em inúmeras manifestações pela defesa dos contratos de associação entre o Estado e escolas privadas e alguns pais estão a ficar apreensivos com a situação.
Ao Jornal de Leiria, um grupo de pais condenou o que dizem ser a “instrumentalização” dos seus filhos para que os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo possam condenar uma redução de financiamento com base na defesa dos interesses das crianças.
Falam em “manipulação” e “pressão” de pais e alunos e dizem receber dezenas de e-mails com apelos de mobilização para diferentes iniciativas de contestação contra o Ministério da Educação.
Alguns diziam-se mesmo “intimidados” e recusaram-se a prestar declarações ou, aqueles que o fizeram, recusaram revelar o nome com medo de represálias.
Ao Diário de Notícias, o Ministério da Educação confirmou que a Inspeção-Geral da Educação e da Ciência está a fazer "averiguações" a dois colégios em Leiria na sequência de denúncias de que estes estarão a pressionar alunos e famílias para participarem nas manifestações.