Com o objetivo de “dar as boas-vindas e apoiar os cidadãos requerentes de asilo no primeiro contacto” com o país, será lançado amanhã o Kit de Acolhimento a Refugiados.
Com apresentação marcada para as 17h30 em Guimarães, este kit contém um “guia de acolhimento, um dicionário de expressões comuns, vídeos de apresentação do país em português, inglês, francês, árabe e tigrínia (Eritreia), conteúdos pedagógicos e programas de televisão organizados por temas, entre outros”.
Com este material, explica o Governo, os requerentes de asilo terão “informação sobre a cultura e História de Portugal, explicações sobre os direitos e deveres básicos dos cidadãos em geral e dos refugiados em particular, nomeadamente sobre vacinação, proteção social, educação ou cuidados de saúde”.
Na sessão de apresentação do Kit estarão a vice-Presidente da Assembleia da República, Teresa Caeiro, o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, e o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.