O interior de Portugal Continental tem, desde há muito, o desafio crucial de chamar e fixar pessoas para valorizar aquela parte do território nacional, lutando contra um envelhecimento populacional que está intrínseco.
Nesta senda, os ratings concelhios da Marktest confirmam que “os concelhos do interior têm mais qualidade de vida”, estando Castelo de Vide no topo das preferências.
Sousel, Fronteira, Alter do Chão e Marvão são os que se seguem na lista dos melhores classificados, enquanto no lado oposto se encontram Palmela, Lousada, Paredes e Benavente.
“Uma análise do rating de qualidade de vida mostra como os concelhos do interior obtêm melhores classificações, considerando globalmente os indicadores base deste rating, como amplitude térmica, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade, equipamentos de saúde ou cultura per capita, etc”, pode ler-se no comunicado.
Trata-se de uma escala que vai de 1 a 20 e que permite ver a junção de vários fatores da sociedade em determinado local.