A inauguração da Avenida Santos e Castro, que estabelecerá a ligação entre o Eixo Norte-Sul e a Segunda Circular, está marcada para as 11:00 no Campo das Amoreiras (Charneca) e contará com a presença do presidente da câmara, António Costa, que seguirá depois para a inauguração do Eixo Central, que vai do Tejo aos limites norte da cidade, às 11:30, precisa a autarquia em comunicado.
Ao anunciar, no passado dia 14 de maio, a abertura destas duas vias, o autarca socialista sublinhou que “são duas vias essenciais e estruturantes da cidade que cresceu na Alta do Lumiar e essenciais para a urbanização, circulação e estruturação da Alta de Lisboa e essenciais também para a ligação de toda a zona da Charneca, da Ameixoeira e da Alta de Lisboa, mas também do concelho de Loures, ao centro da cidade".
Segundo a câmara, a abertura destas duas vias “melhora os acessos do norte para o centro da cidade e para oeste, sem que a Segunda Circular seja a inevitável primeira opção”.
Além disso, Lisboa ganha também novos espaços: 70 hectares de espaços verdes da Alta de Lisboa, três grandes parques, 13 equipamentos de ensino, dois campos de futebol e 15 parques infantis.
“Marcada por vicissitudes várias”, a construção da Avenida Santos e Castro iniciou-se em 2002, foi suspensa em 2005 e só em 2010, já com o atual executivo, “todas as questões processuais ficaram sanadas, permitindo que os trabalhos ficassem concluídos”, refere o município.
Quanto ao Eixo Central, uma obra que, “com um perfil idêntico ao da Avenida da Liberdade, com a sua grande alameda, cumpre a ligação do eixo que vai do Tejo aos limites norte da cidade”, foi aprovada e iniciada em 2008, já com António Costa na presidência.