Câmara de Ourém mantém perspetiva de um milhão de pessoas apesar da chuva
O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, disse hoje manter a perspetiva de que um milhão de pessoas visitem Fátima nos dois dias da visita do papa Francisco a Fátima para as celebrações do Centenário das Aparições.
© Global Imagens
País Fátima
Apesar da chuva que tem caído com intensidade em Fátima, Paulo Fonseca disse esperar que a seguir ao almoço comecem a chegar mais peregrinos, embora garantindo que os fieis que caminham em direção ao santuário são aos milhares.
"Mantenho a perspetiva de um milhão de pessoas nestes dois dias", assegurou Paulo Fonseca em declarações à agência Lusa.
O autarca disse que tudo está a correr como previsto e que ainda existem vagas nas bolsas de estacionamento criadas para o efeito, nas imediações do santuário.
O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.
O avião que transporta Francisco de Roma deve aterrar na Base Aérea de Monte Real às 16:20, onde terá a aguardá-lo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, além do Núncio Apostólico, Rino Passigato, do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Clemente, e do bispo de Leiria-Fátima, António Marto.
Depois de visitar a capela da Base Aérea e de um encontro com o Presidente da República, o papa desloca-se de helicóptero para Fátima, onde fará o percurso de papamóvel entre o estádio de futebol e o Santuário.
Uma vasta operação de segurança está montada em torno desta visita, com milhares de operacionais envolvidos nas várias vertentes. Em Fátima, as questões relacionadas com a segurança são visíveis, desde logo nas restrições à circulação automóvel, bem como à colocação de barreiras de betão em diversos locais da cidade.
Francisco é o quarto papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com