PGR destaca trabalho na luta contra maus-tratos infantis

A procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, destacou esta quarta-feira, em Leiria, o "trabalho conjunto" na luta contra os maus-tratos infantis, assinalando que o país está hoje melhor nesta matéria.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
18/04/2018 13:05 ‧ 18/04/2018 por Lusa

País

Joana Marques Vidal

À margem do seminário "A voz no silêncio do mau trato", integrado no programa da 8.ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, Joana Marques Vidal apontou o envolvimento na iniciativa de várias entidades, como escolas, câmaras, saúde, tribunais ou Ministério Público.

"Isso é muito importante, este alerta de toda a gente e o trabalho em conjunto para realmente se conseguir lutar contra os maus-tratos infantis", afirmou aos jornalistas Joana Marques Vidal.

Questionada se ainda falta muito para o país alcançar estatísticas mais positivas nesta matéria, a procuradora-geral da República admitiu que o Ministério Público nunca está satisfeito com o caminho que vai percorrendo.

"Hoje estamos, sem dúvida, muito melhor do que estávamos há uns anos, mas a consciência das pessoas e a consciência da sociedade, dos cidadãos e das próprias crianças face aos direitos da criança levam-nos sempre a ser mais exigentes", defendeu.

Segundo Joana Marques Vidal, "aquilo que há uns anos não era considerado maus-tratos hoje é considerado mau-trato, porque há uma evolução no pensamento e na reflexão sobre os direitos das crianças".

"Penso que, como a exigência vai aumentando, nós vamos continuar a falar das crianças. O grande desejo é que se deixe de falar nos maus-tratos e se comece a falar na consagração e na concretização dos direitos das crianças nas suas diversas vertentes", acrescentou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas