Um incidente com um avião da TAP no aeroporto de Copenhaga, capital da Dinamarca, está a ser investigado pelo conselho de investigação de acidentes aéreos daquele país, o Havarikommissionen da Dinamarca (HCL, Danish Accident Investigation Board).
Esta segunda-feira, o HCL anunciou que classificou a ocorrência como um “incidente grave” e que abriu uma investigação. Em causa está uma falha na aterragem, na passada sexta-feira.
O The Aviation Herald, site especializado em incidentes aéreos, avança que o avião, que partiu de Lisboa, abortou a aterragem após a velocidade do avião sobre o solo diminuir drasticamente.
“Um A320-200 da TAP, com a matrícula CS-TNV, a realizar o voo TP-754 de Lisboa (Portugal) para Copenhaga (Dinamarca) com 102 passageiros e sete tripulantes, aterrava na pista 30 por volta das 12h05 quando, de acordo com os dados transmitidos, a aeronave se desviou para a esquerda e a velocidade sobre o solo reduziu drasticamente de 133 para cerca de 120 nós”, lê-se.
A aeronave voltou depois a posicionar-se para outra aproximação à pista e “pousou sem maiores incidentes” cerca de 20 minutos depois da primeira tentativa.
O portal escreve ainda que testemunhas no local indicam que a aeronave bateu com a asa esquerda na pista e possivelmente com o motor (CFM56) e quase colidiu com uma antena e um edifício. Contudo, o HCL já desmentiu estas informações, referindo que “não há indicações visuais ou marcas que indiquem que a a asa ou o motor tocaram no solo”.
O The Aviation Herald indica que após 75 horas a aeronave ainda se encontrava parada no aeroporto de Copenhaga e que a TAP, que diz não ter qualquer indicação de danos na aeronave, está a colaborar com a investigação.
A companhia portuguesa refere que o avião irá regressar ainda hoje a Lisboa.
Leia Também: PGA e UCS vão ser integradas na TAP SA para enfoque no negócio da aviação