Costa convidou e Merkel aceitou. Chanceler alemã vem a Portugal este mês

A chanceler alemã vem ao território português a convite do primeiro-ministro.

Notícia

© Reuters

Patrícia Martins Carvalho
22/05/2018 17:01 ‧ 22/05/2018 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Diplomacia

Angela Merkel vai realizar, nos dias 30 e 31 de maio, uma visita oficial ao território português, faz saber o gabinete do primeiro-ministro.

Segundo a nota de imprensa enviada à redação do Notícias ao Minuto, a visita vai começar no Norte do país.

Acompanhada por António Costa, a chanceler alemã visitará, no primeiro dia, o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa Bosch. No mesmo dia viajará para o Porto, mais precisamente para Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, 13s.

“O programa inclui também um debate sobre o projeto europeu com estudantes de doutoramento da Universidade do Porto, no âmbito da iniciativa ‘Encontros com os cidadãos’”, lê-se na nota de imprensa.

No dia 31 de maio, Merkel deixará a Invicta e dirigir-se-á a Lisboa, onde vai ser recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois reunirá com António Costa para uma discussão que permita “reforçar as relações políticas e económicas bilaterais, prosseguir o trabalho estreito que vêm desenvolvendo em temas centrais para o futuro da Europa, em particular o roteiro para completar a União Económica e Monetária, a gestão das migrações e o futuro Quadro Financeiro Plurianual”.

A última visita de Angela Merkel ainda foi no tempo da troika

A chanceler alemã esteve em Portugal, pela última vez, em 2012, no auge da austeridade imposta pela troika. Assim que aterrou em Lisboa, Merkel teve à sua espera duas manifestações. O povo português fez questão de mostrar o seu descontentamento para com a deterioração das condições de vida devido às medidas impostas pelo trio composto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu (BCE).

Dias antes desta visita, Angela Merkel havia dado uma entrevista à agência Bloomberg na qual garantia que existiam demasiados portugueses licenciados e que Portugal devia seguir o modelo alemão que aposta na formação profissional e não tanto no ensino universitário.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas