Segundo fonte do gabinete da deputada única do partido da papoila, Joacine Moreira viajou na segunda-feira para a capital espanhola, integrada na comitiva da comissão parlamentar de Ambiente, e só vai regressar na noite de hoje a Portugal.
A COP25 começou segunda-feira (2 de dezembro), com a presença de 50 líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa. A 25.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, prolonga-se até sexta-feira.
Hoje mesmo, o partido Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar à sua deputada única devido à polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na Faixa de Gaza, mas lamentou as declarações públicas de Joacine Moreira.
Em comunicado, a Assembleia do Livre, órgão dirigente alargado e máximo entre Convenções reunido domingo e segunda-feira, mostrou-se "verdadeiramente consternada pelos acontecimentos das últimas semanas" em que o partido "tem estado envolvido e no evitável conflito em público a que esteve sujeito" e defendeu que "devem ser reiterados os valores que pautam a intervenção pública dos membros do Livre, incluindo os eleitos, nomeadamente a lealdade, urbanidade, o respeito pelas decisões legítimas dos órgãos e a colegialidade na tomada de decisões".
Pelos mesmos motivos de agenda, Joacine Moreira também não marcou presença hoje na Assembleia da República nas reuniões que o Governo está a ter com os diversos partidos com assento parlamentar para apresentar a sua proposta de Orçamento do Estado para 2020.