As audições parlamentares sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020 arrancam hoje, com as presenças na Assembleia da República dos ministros das Finanças, Mário Centeno, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A audição no ministro das Finanças está agendada para as 09h00, seguindo-se à tarde, pelas 16h00, a audição da ministra do Trabalho.
A proposta de Orçamento do Estado para 2020 foi entregue pelo Governo no Parlamento no dia 16 de dezembro e começará a ser debatida em plenário, na generalidade, nos dias 9 e 10 de janeiro, estando a votação final global prevista para 6 de fevereiro.
Recorde-se que este domingo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que aguarda "serenamente" a fase da generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que decorre esta semana no Parlamento, reiterando que não está preocupado com a passagem do documento.
Questionado sobre o anúncio feito no sábado pelo BE de que não vai votar a favor do OE2020 na generalidade, deixando em aberto a possibilidade de se abster ou votar contra, sentido de voto que faz depender das negociações com o Governo, Marcelo respondeu: "Eu não quero comentar isso. Isso é uma questão que está em curso e que vai ser debatida na generalidade esta semana. Aguardo serenamente, depois será a fase da especialidade".
Uma vez que "até chegar a Belém ainda demora tempo", o Presidente da República reiterou o que tem dito "desde o início": "eu não estou preocupado com a passagem do Orçamento do Estado".