Secretário de Estado português visto como 'alemão' na Grécia

O secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros, Bruno Maçães, esteve na Grécia há uma semana, na conferência ‘Governância económica e crise europeia’, onde apresentou um discurso próximo à posição do país de Merkel, que lhe a denominação de ‘o alemão’ pela imprensa grega, avança o jornal i.

Notícia

© Governo de Portugal

Notícias Ao Minuto
30/11/2013 08:21 ‧ 30/11/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

Bruno Maçães

Bruno Maçães esteve na Grécia há uma semana, à margem conferência ‘Governância económica e crise europeia’, promovida pela Fundação Grega para a Política Europeia e Estrangeira na qual discursou. Foi inclusive aí que recebeu o título de ‘o alemão’ pela imprensa grega.

Isto porque, segundo escrevem dois jornais daquele país, a intervenção do secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros revelou aproximação à posição alemã, sendo que este recusou a ideia de uma união de esforços a Sul, nomeadamente ente os países que recebem ajuda externa, mas falando também em Itália ou França. Além disso, defendeu que as questões fiscais da União Europeia deveriam ser tratadas a nível nacional.

Em declarações ao i, um dos jornalistas que o entrevistou no final do evento, explicou que as palavras de Maçães foram recebidas com “bastante surpresa” já que este “se mostrou resolutamente contra uma frente europeia do Sul na Zona Euro”.

“Ficámos verdadeiramente desiludidos, porque tínhamos a expectativa de encontrar um amigo da periferia europeia que se revelou um rigoroso académico se qualquer solidariedade co um país com problemas semelhantes ao seu”, a Grécia”, lamentou o jornalista.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas