O Bloco de Esquerda vai propor um voto de condenação às declarações do líder do Chega, André Ventura, dirigidas à deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, no âmbito de uma medida anunciada pelo partido da papoila sobre a restituição do património da ex-colónias.
"André Ventura pede a deportação de Joacine Katar Moreira, expressão de racismo e falta de noção democrática. Este ato exige de todos uma frontal condenação", começou por escrever Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, numa publicação feita através das redes sociais.
"É isso que proporemos ao Presidente da Assembleia da República e a todos os parlamentares", continuou, tendo o Notícias ao Minuto confirmado junto da assessoria do partido que se trata de um voto de condenação.
André Ventura pede a deportação de Joacine Katar Moreira, expressão de racismo e falta de noção democrática. Este ato exige de todos uma frontal condenação.É isso que proporemos ao Presidente da Assembleia da República e a todos os parlamentareshttps://t.co/iXR5kvgEs8
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) January 28, 2020
Em causa estão as declarações do deputado André Ventura, feitas também através das redes sociais, onde sugeriu a deportação de Joacine Katar Moreira, no âmbito da proposta sobre as ex-colónias apresentada pelo Livre.
André Ventura propõe deportação de uma deputada eleita. pic.twitter.com/1mo8fW6DQE
— Daniel Oliveira (@danielolivalx) January 28, 2020
As palavras do deputado único do Chega deram já também origem a uma reação por parte do Livre, condenando-as como "palavras deploráveis e racistas". No mesmo comunicado, o partido da papoila critica ainda a referência ao nome da sua deputada única feita esta terça-feira pelo novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos.