Em resposta à notícia publicada esta sexta-feira pelo jornal Público, e intitulada "PS escolhe candidatos às câmaras das capitais de distrito até Agosto", o Partido Socialista emitiu, ao início da tarde, um esclarecimento, no qual diz estar "concentrado no trabalho político que diz respeito ao programa de combate à epidemia e de estabilização económica e social, para o qual pretende contribuir".
Quanto à escolha dos candidatos às autárquicas, o PS afirma que "ocorrerá em 2021".
Mais, pode ler-se no esclarecimento publicado na página de Facebook do partido, "essa escolha será dos órgãos competentes".
"As eleições para os órgãos competentes, federativos e nacionais, encontram-se suspensas até estarem reunidas as condições de saúde pública consideradas adequadas à sua realização", sublinha o PS, negando a informação veiculada pelo jornal.
As eleições autárquicas de 2021 ainda não têm data marcada, sabendo-se que deverão ocorrer entre setembro e outubro desse ano que ficará marcado, em janeiro, pelas eleições presidenciais. Marcelo Rebelo de Sousa, que ainda não oficializou a recandidatura, poderá vir a ter como adversária na corrida a Belém a ex-eurodeputada Ana Gomes, que admitiu estar a refletir, depois de Costa ter desafiado Marcelo a um segundo mandato.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS obteve 37,82% dos votos (952 eleitos), o PSD 16,07% (493 eleiros) e o PCP/PEV 9,45% (171 eleitos).