Reabertura de fronteiras é "um reencontro entre vizinhos, que são irmãos"

Primeiro-ministro assinala a reabertura das fronteiras terrestres.

Notícia

© Getty Images

Melissa Lopes
01/07/2020 08:15 ‧ 01/07/2020 por Melissa Lopes

Política

Costa

António Costa assinalou esta quarta-feira, dia 1, a reabertura das fronteiras terrestres, após três meses e meio, sublinhando que se trata de um "reencontro entre vizinhos, que são irmãos e amigos". "Desta fronteira aberta depende a nossa prosperidade partilhada e um destino comum no projeto europeu", realçou o primeiro-ministro português numa publicação feita no Twitter. 

Na mesma rede social, António Costa sublinhou que a pandemia ofereceu-nos "uma visão de um passado ao qual não queremos voltar", ou seja, "um continente de fronteiras encerradas". "A liberdade de circulação consolidou-se no espírito dos cidadãos europeus como um dos princípios fundamentais da ideia de Europa", escreveu. 

Para o chefe do Executivo, Espanha e Portugal "devem ser atores de primeira linha na construção de uma Europa cujo modelo económico e social reforce a convergência e que, mais do que esperanças, dê certezas a todos". " Teremos mais peso se travarmos esse combate lado a lado, Portugal e Espanha", defendeu. 

Os chefes de Estado e de Governo de Portugal e de Espanha vão juntar-se hoje para assinalar a reabertura da fronteira, encerrada há três meses e meio, com cerimónias de alto nível em Badajoz e Elvas. 

As autoridades dos dois países ibéricos quiseram conferir especial simbolismo político a esta reabertura e organizaram cerimónias durante a manhã de hoje, nos dois lados da fronteira, com a participação do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e do chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

Recorde-se que devido à pandemia de Covid-19, por decisão conjunta, a fronteira luso-espanhola foi encerrada às 23h00 de 16 de março (00h00 de dia 17 em Espanha), com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços, e reabriu às 23h00 desta terça-feira, (00h00 de hoje em Espanha).

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas