O deputado social-democrata Cristovão Norte publicou, nas redes sociais, uma foto tirada no Aeroporto de Faro, esta quarta-feira, dia 26 de agosto, onde se veem centenas de turistas estrangeiros junto ao controlo de fronteiras.
No Twitter, onde publicou a imagem, o parlamentar começou por denunciar o facto de o SEF estar a funcionar com apenas dois inspetores quando chegam centenas de britânicos que necessitam de passar por este controlo para sair do aeroporto português.
“O SEF a funcionar com dois colaboradores para esta torrente de gente! Quisemos tanto o corredor turístico aberto para isto?”, lê-se no Twitter.
Já no Facebook, Cristovão Norte foi mais longe e lamentou que os serviços não se tenham preparado convenientemente “dando uma péssima imagem, com regras básicas de saúde pública violadas”.
O SEF a funcionar com 2 colaboradores para esta torrente de gente!Quisemos tanto o corredor turístico aberto para isto? pic.twitter.com/RpUHq3ojvj
— Cristóvão Norte (@cristovaonorte) August 27, 2020
“Estamos a receber turistas do Reino Unido, como desejávamos, tão importantes para salvar empresas e emprego. O que fazemos? Não nos preparamos!”, atirou.
“O SEF não reforçou equipas para a chegada de estrangeiros fora do espaço Schengen - tem dois inspetores para responder a esta torrente de pessoas - e os equipamentos rápidos não estão a funcionar, por razões técnicas segundo me dizem. Resultado? Mau serviço, péssima imagem, regras básicas de saúde pública violadas, ainda mais num tempo em que a segurança é o pilar inultrapassável para o turismo e a deslocação de pessoas”, denunciou, acrescentando que, com casos como este, “damos dispensáveis tiros nos pés”.
Já em jeito de conclusão, o social-democrata apelou ao Governo que reaja e assegure que este ‘ajuntamento’ não volte a acontecer no Aeroporto de Faro.
“O Governo já que não é capaz de pensar, planear e prevenir, tem que pelo menos reagir e pôr cobro a esta situação, já”, exigiu o deputado.
Não se sabe a autoria da imagem, nem em que momento foi tirada. Contudo, a mesma está a ser amplamente partilhada nas várias redes sociais.
Entretanto, em resposta ao Notícias ao Minuto, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) avançou que reforçou esta semana o efetivo com 12 inspetores, sendo que, a partir de 1 de setembro, haverá novo reforço de mais 10 inspetores. Em todo o caso, esclarece que, atualmente, "o controlo documental de passageiros no Aeroporto de Faro está a funcionar, por determinação da ANA Aeroportos, na chamada ‘zona de inverno’, que não se encontra adequada a receber o exponencial crescimento do número de passageiros (+190%), após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido".